início do conteúdo

Estudante do IFMT Várzea Grande é candidato no Parlamento Juvenil do MERCOSUL - votação acontece de 26 a 30 de novembro

Publicado por: Campus Várzea Grande / 12 de Novembro de 2018 às 19:42

Elias da Silva Vasco Junior, estudante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Desenho de Construção Civil do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande é um dos candidatos do estado de Mato Grosso ao Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM). A votação para escolher os projetos selecionados será realizada entre os dias 26  a 30 de novembro de 2018. Veja a seguir o perfil do Elias e, também, todas as informações necessárias para votar nele.

Olá o meu nome é Elias, sou estudante do 3° Semestre do curso técnico integrado ao médio Desenho de Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/Campus Várzea Grande. E, atualmente, sou candidato a ser representante dos alunos no Estado de Mato Grosso no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) no ano de 2018 a 2020.

O que é o PJM?

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de nível médio público dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentive o protagonismo juvenil para geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

Em suas diferentes fases e instâncias, o PJM significa uma experiência formativa para os jovens envolvidos. Os participantes, além de ampliar seus conhecimentos, vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade para expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para formulação de propostas que reflitam suas necessidades.

Como fiz para me inscrever?
Primeiramente eu fiquei sabendo do PJM na instituição que estudo através de um edital que eu fiz a leitura deste, me interessei muito pelo Parlamento e pedi a ajuda do meu professor de geografia para ser o meu orientador no projeto e ele aceitou.

Por que me interessei?
Porque este Parlamento envolve alunos dos países que fazem parte do Mercosul, e também para ampliar o meu conhecimento e ter uma nova experiência com outras realidades de outros estados do país e do mundo. E também porque participo do Conselho Superior do Instituto Federal de Mato Grosso (CONSUP), como membro discente eleito pelos colegas, observando que é necessária a abertura de espaços de diálogos estudantis em larga escala. Para se inscrever no PJM você tem que fazer um projeto no qual envolve a participação dos alunos. E estudar no 1° ou 2° ano do ensino médio e ter um professor orientador.

Sobre o projeto
O meu projeto tem como tema principal a Participação Cidadã. A idéia do projeto surgiu da observação de inúmeros problemas vivenciados e reclamados pelos estudantes de escolas estaduais e federal em que estudei, sem possuírem espaços sistemáticos para discussões e procura de melhorias.

Os objetivos principal do projeto são:

  • Sistematizar/criar fóruns de debates com os estudantes sobre suas realidades sociais e educacionais;
  • Fortalecer a reflexão do diálogo entre os estudantes através de fóruns; 
  • Qual as opiniões dos estudantes em relação ao desenvolvimento atual da educação e as suas mudanças provocadas para o país; 
  • Levantar a questão “Qual o ensino médio que eu quero?”;
  • Buscar soluções para as dificuldades e anseios enfrentados pelos alunos.

Como faz para ser eleito?
1° O projeto tem que ser aprovado pela equipe do MEC (Ministério da Educação );
2° Ter a maior quantidade de votos em seu estado.

Como votar?
1-Para votar basta ter de 14 a 18 anos de idade e ser aluno;
2-Ter o número do CPF em “maõs”;
3-Entrar neste link: https://pjm.mec.gov.br/candidatos-por-estado/candidatos-mt/item/172-elias-da-silva-vasco-junior
E votar!

OBSERVAÇÃO: O período de votação será do dia 26 a 30 de Novembro!

NÃO SE ESQUEÇAM DO PRAZO DE VOTAÇÃO!
CONTO COM A AJUDA DE VOCÊS!

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Administração: 65 3691-8011/12 Dep. Ensino: 65 3691-8009/13/14 Gabinete: 65 3691-8002 Secretaria: 65 3691-8000

Várzea Grande/MT