início do conteúdo

Maestrina do IFMT-VG recebe título de Embaixadora do 14º Encontro de Corais da Cidade de Goiás

Publicado por: Campus Várzea Grande / 18 de Outubro de 2018 às 18:44

Coral IFMT VG esteve presente no encontro entre os dias 11 e 14 de outubro e conquistou público do evento

De 11 a 14 de outubro de 2018, 54 coralistas do IFMT Várzea Grande participaram do 14º Encontro de Corais da Cidade de Goiás, no estado de Goiás. Participaram do evento cerca de 20 corais da região Centro-Oeste, que se apresentaram em 3 noites de concertos. Além disso, foram realizadas oficinas durantes as manhãs e uma apresentação do grande coral, no domingo (14/10) de manhã.

Para Liza Paro, maestrina do Coral, o 14º Encontro é um evento bastante significativo no cenário cultural da cidade, alguns coros que participam deste encontro participam desde o primeiro, então os corais já reservam esta data para o encontro. "Este ano a gente teve o privilégio de ter tido oficina com Joana Azevedo e com Ângela Barros, que é uma professora da UFG muito importante no cenário do canto, técnica vocal pra coro do país, conhecida por todos que trabalham nessa área", explicou Liza.

Segundo Sebastião da Silva Curado, organizador do evento, a ida do IFMT ao Encontro foi muito importante "porque é uma representatividade maior do Mato Grosso, institucionalmente falando, porque a gente tinha iniciativas privadas dentro do Mato Grosso, e a Liza não só veio ao encontro, ela abraçou o encontro".

Em reconhecimento a isso, Liza recebeu, na noite do dia 12 de outubro, o título de Embaixadora no MT do 14º Encontro de Corais, que é o maior do Centro-Oeste. "Ela tem esse despreendimento, não vê o canto coral como uma propriedade do maestro, é uma multiplicadora, tem o perfil desse profissional multiplicador que usa a música para transformar, e isso vem ao encontro do nosso objetivo", explicou Sebastião.

Ainda sobre o Encontro, a maestrina Bianca Almeida, parabenizou a todos: "é difícil até a gente conseguir largar tudo, abdicar de um monte de coisas, por achar que vale a pena, e vai valer! Por mais que alguém pense que não, pense no lado positivo: é pra vocês. Cada um que esteve aqui hoje, independente se vai continuar, o que vai acontecer com a vida de vocês, já fez diferença, você já cresceu absurdamente, e nós também, com a presença de vocês".

Segundo Liza, "a iniciativa de levar o coral para esse encontro se deu a partir da necessidade deles compreenderem e de conhecerem mais esse universo do coral, porque a maioria dos coralistas só conheciam o nosso coral, eles nunca tinham ouvido outros grupos". "Só pelo fato deles estarem ouvindo tantos corais, tantos grupos, repertórios diferentes, formatos diferentes, já dá uma base, um parâmetro de trabalho; então o maior interesse foi que essa viagem fosse pra formação do coro", finalizou Liza.

GALERIA: Viagem do Coral à Cidade de Goiás/GO 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Administração: 65 3691-8011/12 Dep. Ensino: 65 3691-8009/13/14 Gabinete: 65 3691-8002 Secretaria: 65 3691-8000

Várzea Grande/MT