início do conteúdo

Visita à abrigo de menores ensina solidariedade e sensibilidade aos estudantes do ensino médio

Publicado por: Campus Várzea Grande / 12 de Novembro de 2018 às 20:28

Na última quarta-feira, dia 07 de novembro de 2018, estudantes dos quintos semestres dos cursos de Edificações, Logística e DCC do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande visitaram cerca de vinte e oito crianças e adolescentes (entre 03 a 17 anos), que estão provisoriamente abrigados na Associação Beneficente Vida Nova, localizada no bairro Nova Várzea Grande. Eles foram acompanhados da professora Saiani Zarista e de Carminha Visquetti, Assistente Social do campus.

Segundo Carminha, idealizadora do projeto, essa é a 2ª ação do IF Solidário, que tem como principal objetivo "sensibilizar os estudantes a partir do conhecimento de realidades de grupos em situação de vulnerabilidade social e econômica". Com ele, espera-se que, "as ações desenvolvidas com esses grupos possam contribuir para a formação profissional e cidadã dos estudantes e, também, oportunizar aos grupos em situação de vulnerabilidade social/econômica vislumbrarem outras oportunidades e sonhos de vida", explicou.

A Assistente Social explicou que, antes da visita, foi feito um encontro de sensibilização com os estudantes, onde ela explicou sobre o projeto, falou sobre o abrigo e as crianças em situação de vulnerabilidade, além de explanar sobre o ECA e o artigo 102, que fala sobre medidas de proteção aos menores. Lá no abrigo, os(as) estudantes puderam fazer um lanche e brincar com as crianças, e também entregar materiais escolares, roupas e brinquedos arrecadados.

Segundo Guilherme de Souza Silva, estudante do 5º semestre de Logística, "essas crianças precisam de doações, sim, mas antes disso elas querem muito carinho e amor". Guilherme resume a experiência: "visitar uma dessas casas e presenciar alegria, e não tristeza, e ver a humildade no olhar de cada uma, e você brincar e rir e ser feliz e, de um modo espontâneo, dar o que elas tanto procuram: amor e carinho".

Para Renan Marcos Guimarães, do curso de Logística, que jogou xadrez com algumas crianças no abrigo, "a experiência que eu tive com o IF Solidário foi muito boa e gratificante, pois saí com o sentimento de realização de ter ajudado o próximo, ter auxiliado ele, de dar oportunidades que eles não tiveram". "Quando chegamos lá, tinha um menininho do lar que abraçava todo mundo que estava chegando e, ao ver aquela cena isso me deixou muito comovido, tanto é que meus olhos se encheram de lágrimas ao ver aquela cena, porque percebi o quão puro e o quão inocente eles são e isso me deixou muito emocionado", finalizou Renan.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Administração: 65 3691-8011/12 Dep. Ensino: 65 3691-8009/13/14 Gabinete: 65 3691-8002 Secretaria: 65 3691-8000

Várzea Grande/MT