início do conteúdo

Feira de Economia Solidária

1. Feira de Economia Solidária

O Curso Superior Tecnólogo em Gestão Pública, possui no seu projeto pedagógico o componente curricular obrigatório, no 4º semestre, a disciplina Economia Solidária, que objetiva propiciar aos futuros gestores o conhecimento sobre as possíveis políticas públicas inclusivas para segmentos que visam o trabalho cooperado e auto gestionário. Portanto, a Economia Solidária é apresentada com uma proposta de desenvolvimento solidário, que abrange as questões de gênero e trabalho; a autogestão e cooperação; o comércio justo; as finanças solidárias e políticas públicas inclusivas para os grupos que integram o movimento, como uma estratégia para um modelo de desenvolvimento sustentável.

Dentro do projeto nacional de economia solidária, desenvolvido pela Secretária Nacional para esse segmento, a SENAES, existem as feiras de Economia solidária, que são espaços de: formação; de troca de experiências e comercialização entre os grupos de produção; mostra das diferentes iniciativas solidárias, que estão sendo realizadas, com vistas a inspirar novas experiências; fortalecimento da rede de Economia Popular Solidária, na perspectiva da integração campo-cidade, de um comércio justo e de um consumo racional e solidário, entre outros.

Assim, visando o aperfeiçoamento dos alunos, para que eles vivenciem na prática, os conteúdos teóricos desenvolvidos em sala, é que foram programadas as Feira de Economia Solidária do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, do IFMT, campus de Várzea Grande, que no primeiro semestre de 2018 acontecerá no dia 27 de setembro a partir das 17hs.

1.1 Objetivos

  • Formação prática para os discentes, propiciando aos futuros gestores o conhecimento sobre as possíveis políticas públicas inclusivas para segmentos que visam o trabalho cooperado e auto gestionário, como uma estratégia para um modelo de desenvolvimento sustentável. 
  • Exposição e comercialização de produtos de empreendedores locais, para que os alunos possam conhecer as experiências existentes; 
  • Apresentação de trabalhos dos alunos, resultado de pesquisa exaustiva dos mesmos, sobre o conteúdo proposto na ementa do curso.
  • Experiência de trocas solidárias entre os participantes, com a possiblidade de criar maior interação entre os envolvidos, por meio da partilha das habilidades de cada um (a).

2. Público alvo

  • Discentes e docentes, bem como corpo técnico e demais servidores do IFMT Campus Várzea Grande;
  • Pais de alunos do IFMT Campus Várzea Grande;
  • Moradores circunvizinhos ao campus;
  • Grupos cooperativos agrícola familiar; grupos de artesões; grupos culturais, entre outros, ou seja, segmentos que visam o trabalho cooperado e auto gestionário, como uma estratégia para um modelo de desenvolvimento sustentável.

3. Turmas que farão parte da programação
A organização do evento é responsabilidade dos alunos do 4º semestre do Curso Superior Tecnólogo em Gestão Pública, com a contribuição do 5º semestre, com o objetivo de envolver os demais discentes e docentes IFMT Várzea Grande.

4. Resultados Esperados
Como resultados, por meio do desenvolvimento desse evento, almeja-se uma maior experiencia e integração do corpo docente e demais discentes com a proposta da Economia solidária. O evento tem a possibilidade de propiciar, ainda, uma maior aproximação da comunidade escolar e o movimento desenvolvido por órgão públicos e inciativas da sociedade civil, que poderá fortalecer as parcerias em projetos locais.

II Feira de Economia Solidária (Fotos no Facebook)

III Feira de Economia Solidária (Evento no Site)

GALERIA DE FOTOS: III Feira de Economia Solidária

IV Feira de Economia Solidária (Fotos no Facebook)

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Administração: 65 3691-8011/12 Dep. Ensino: 65 3691-8009/13/14 Gabinete: 65 3691-8002 Secretaria: 65 3691-8000

Várzea Grande/MT