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Projeto Integrador I e II

São componentes curriculares que somam, em conjunto, 136hs. Nesses componentes o aluno desenvolve um trabalho que tenha conexão direta com setores da sociedade e das organizações públicas, conforme estão detalhados na organização curricular do Plano Pedagógico de Curso, PPC.

O desenvolvimento do Projeto Integrador tem relação direta com o currículo do curso e tem como exigência uma proposta de intervenção na comunidade local. No Projeto Integrador, a ação deve ter, obrigatoriamente de caráter extensionista, com foco na busca e no levantamento de alternativas para a proposição de políticas públicas que permitam aprimorar o planejamento das organizações públicas e que promovam o relacionamento entre o Estado e as organizações da sociedade civil.

Na Disciplina Projeto Integrador I o estudante deverá desenvolver um projeto de pesquisa-ação articulando atividades acadêmicas com as necessidades do Estado e da sociedade, de modo que o Discente se insira na investigação de atividades reais de administração pública, aprimorando assim a sua formação profissional. A avaliação deste componente finaliza com a entrega do Projeto e Plano de Ação ao professor responsável pela disciplina.

Na Disciplina Projeto Integrador II o estudante fará a execução do Projeto realizado na disciplina Projeto Integrador I, bem como o levantamento dos dados que servirão de subsídios para a formulação do Artigo Científico a ser apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Nessa disciplina a avaliação consistirá na apresentação de um Relatório Técnico da execução das etapas do projeto de pesquisa-ação, bem como a apresentação preliminar dos resultados obtidos no processo de pesquisa (Obs: Essas informações podem ser encontradas, na integra, nas páginas 21, 31, 35 a 39 do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.)

Portanto, todos os projetos desenvolvidos pelos grupos de alunos e orientadores, tem como princípio a realização de um projeto de intervenção, utilizando a metodologia da pesquisa-ação. O objetivo é levar o aluno a sistematizar os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do curso, bem como, oferecer vivência prática-profissional por meio da aplicação dos conhecimentos em situações reais.

Turma: 2016/01 (atual sexto semestre)
Foco da Pesquisa-ação: Cooperativa Central da Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana – Coopercentral, com sede na Central de Comercialização da Agricultura Familiar “José Carlos Guimarães”.

Turma: 2016/02 (atual quinto semestre)
Foco da Pesquisa-ação: Cooperativa Agropecuária Varzeagrandense – Coopergrande, com sede no assentamento Sadia I.

Com o desenvolvimento dos trabalhos, ganham o aluno com a aplicação prática de conhecimentos teóricos e ganha os grupos onde são realizadas as intervenções, com a possibilidade de melhorias e ampliação dos programas de comercialização e redução dos seus custos. Ganha também a Instituição, pela vivencia prática de sua missão e os professores pela implementação da sua prática.

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