A estudante do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande, Regiane Luiza da Costa, foi aprovada em 2021 no Curso Interdisciplinar em Nível de Doutorado em Ciências Ambientais (PPGCam-UFSCar) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que atualmente está ranking das melhores Universidades do Brasil.
"Sempre fui estudante, fiz minha primeira graduação em Ciências Biológicas, depois Mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atualmente sou aluna do Curso de Gestão Pública pelo Instituto Federal de Mato Grosso, no qual aprendi, e aprendo diariamente, como ocorre o funcionamento da máquina pública", explicou a doutoranda.
Ainda mais, segundo Regiane, "essa aprovação ocorreu graças aos conhecimentos em Políticas Públicas, Tomada de Decisão, Noções de Estado e outras disciplinas que foram e ainda são importantes na minha formação, pois uma das perguntas da banca avaliadora do doutorado foi: 'Qual era a importância do projeto de pesquisa que eu pretendia desenvolver, caso fosse aprovada'... Como o tema que estou desenvolvendo é algo muito novo e ainda com poucos estudos sobre a temática, justifiquei que:
'O desenvolvimento do projeto será muito útil para os gestores públicos, tanto da área da saúde, como, também, do meio ambiente, uma vez que os gestores precisam de dados e informações para auxiliar na tomada de decisão e que isso só seria possível por meio de parcerias entre o poder executivo, dentre elas, as secretarias de meio ambiente, secretarias de saúde e também entre as universidades, sendo assim, pesquisas como essa seriam a base para a elaboração de políticas públicas'. No final tudo deu certo, mas essa análise só consegui desenvolver devido ao conhecimento que aprendi no curso de Gestão Pública, a qual sou imensamente grata", finalizou