Estudantes do 4º semestre do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizam AMANHÃ (07/12), a partir das 18h, a DÉCIMA PRIMEIRA edição da Feira de Economia Solidária. Realizada desde 2017, a feira tem como objetivo principal que estudantes do curso vivenciem na prática os conteúdos teóricos desenvolvidos em sala (SAIBA MAIS).
Segundo a organização, o conceito de economia solidária se baseia em uma ideia de colaboração, solidariedade e coletividade, de forma que as relações entre pessoas e empresas possam ser mais justas do ponto de vista social e sustentável pelo lado econômico e ambiental. A Economia Solidária é uma resposta dos trabalhadores às consequências do crescimento desenfreado do capitalismo industrial. Esse movimento surgiu no século XIX e chegou ao Brasil no final do século XX.
"A economia soildária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Seus princípios são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário", afirmou Rafaela Silva.
Todo ano a turma organizadora cria uma moeda própria, usada como troca na feira e que, neste ano, se chama MOEDA PANTANEIRA: "partindo do princípio de utilizar uma moeda social, a moeda pantaneira foi criada para maior integração do fornecedor/consumidor". Para adquirir a moeda, pessoas interessadas podem trocar roupas, brinquedos e/ou qualquer objeto que não use mais nos pontos de troca até a data da feira. Lá, avaliam o quanto vale cada objeto e 'pagam' com a moeda pantaneira.
Veja mais sobre o que será exposto na feira no Istagram: @iffesvg.