São componentes curriculares que somam, em conjunto, 136hs. Nesses componentes o aluno desenvolve um trabalho que tenha conexão direta com setores da sociedade e das organizações públicas, conforme estão detalhados na organização curricular do Plano Pedagógico de Curso, PPC.
As Disciplinas de Projeto Integrador I e II partem da busca de uma concepção e de uma postura metodológica voltadas para o envolvimento de professores e estudantes na promoção da interdisciplinaridade, da contextualização de saberes e da inter-relação entre teoria e prática.
Nessas disciplinas, os estudantes e professores poderão fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, o que funcionará como um espaço interdisciplinar, com a finalidade de proporcionar, ao futuro tecnólogo, oportunidades de reflexão sobre a tomada de decisões mais adequadas à sua prática profissional, com base na integração dos conteúdos ministrados nas disciplinas.
O desenvolvimento dos projetos integradores permite:
- Elaborar e apresentar um projeto de pesquisa-ação numa perspectiva interdisciplinar, tendo como principal referência os conteúdos ministrados ao longo do curso;
- Desenvolver habilidades de relações interpessoais, de colaboração, de liderança, de comunicação, de respeito, de aprender a ouvir e a ser ouvido – atitudes necessárias ao bom desenvolvimento de um trabalho em grupo;
- Adquirir uma atitude interdisciplinar, a fim de descobrir o sentido dos conteúdos estudados;
- Ser capaz de identificar e saber como aplicar o que está sendo estudado em sala de aula, na busca de soluções para os problemas que possam emergir; e
- Desenvolver a capacidade para pesquisa-ação que ajude a construir uma atitude favorável à formação permanente e continuada, bem como incentivo a prosseguir os estudos em nível de pós-graduação.
Os projetos integradores têm por objetivos:
- I. desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisaação;
- II. estimular a criatividade e o espírito empreendedor, por meio de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, serviços, sistemas ou soluções que possam ser utilizados para melhoria da qualidade de vida da sociedade;
- III. estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa-ação visando à resolução de problemas na respectiva área de conhecimento;
- IV. estimular a construção do conhecimento coletivo pautado por fundamentos éticos, estéticos, políticos e sociais de igualdade, justiça e sustentabilidade;
- V. estimular a inovação tecnológica.
Os projetos integradores do curso de Tecnologia em Gestão Pública serão desenvolvidos no 5º e 6º semestres do curso e deverão ser iniciados e concluídos dentro do semestre letivo respectivo: Projeto Integrador I, no 5º semestre, e Projeto Integrador II, no 6º. Nos períodos de realização de projeto integrador, o estudante terá momentos em sala de aula, nos quais receberá orientações acerca da elaboração e momentos de desenvolvimento.
Com o desenvolvimento dos trabalhos, ganham o aluno com a aplicação prática de conhecimentos teóricos e ganha os grupos onde são realizadas as intervenções, com a possibilidade de melhorias e ampliação dos programas de comercialização e redução dos seus custos. Ganha também a Instituição, pela vivencia prática de sua missão e os professores pela implementação da sua prática.
Projetos integradores II estão disponíveis no menu BIBLIOTECA --> Trabalhos de Conclusão de Curso.
Atualizado em 09/03/2023