início do conteúdo

Campus Várzea Grande finaliza ação de inclusão digital a mulheres catadoras pelo Programa Teresa de Benguela

Publicado por: Campus Várzea Grande / 20 de Março de 2018 às 20:34

Com taxa zero de evasão, o Projeto de inclusão digital para mulheres catadoras de materiais recicláveis, no âmbito do Programa de Extensão Teresa de Benguela, foi concluído durante uma certificação marcada pela emoção no Campus Várzea Grande, na manhã do último sábado (17/03).

O Reitor William de Paula destacou a interação entre servidores de diversas unidades do IFMT para realização do projeto, que contou com a atuação de profissionais da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), representada pelas servidoras Luciana Lima e Marina Arruda; do instrutor de informática, Rafael Rodrigues, estudante de engenharia do Campus Cuiabá Octayde; da Profa. Jussara Meira, do Campus Avançado Diamantino, e o coordenador do projeto, Prof. Kléberson Pierre Cardoso de Jesus, do Campus Várzea Grande.

O projeto, iniciado em outubro de 2017, previa o atendimento de 25 mulheres catadoras e foi concluído com a participação de 27 trabalhadoras. O Pró-Reitor de extensão, Marcus Taques, destacou a importância do trabalho de permanência e o fato do trabalho ter sido concluído de forma exitosa.

Para os coordenadores deste projeto, alguns fatores contribuíram para a permanência e êxito dos participantes, tais como: a execução de um currículo dialógico e participativo, que considerou o anseio das mulheres, ou seja, elas demandaram suas necessidades quanto à informática básica e informações sobre a rede de proteção social e políticas públicas para mulheres.

Outro fator foi a política de assistência estudantil que se deu por meio da oferta de transporte e acolhimento das crianças para que as mulheres pudessem estudar.

Este trabalho contou com a colaboração de estudantes voluntárias do IFMT Várzea Grande, Marcela Regina e Anny Nelson. Além disso, a interação do grupo foi motivada também pela realização de diversas oficinas culturais, com destaque para a oficina de turbantes, que promoveu o reconhecimento e a valorização da cultura e da mulher afro-brasileira (leia mais AQUI).

Veja o vídeo, com alguns depoimentos das participantes, que foi apresentado durante o evento:

Durante sua fala o reitor Wiliam de Paula, destacou que se sente muito feliz pela coincidência de seu sobrenome com o de uma das mulheres participantes, a catadora Joana de Paula: "Se alguém pensar que somos parentes me sentirei muito honrado". Joana de Paula é uma das fundadoras da Associação de catadores de Várzea Grande (Asscavag).

Dona Joana, como é conhecida, brincou que nesse momento o casamento entre a associação e o IFMT estava consumado. Ela agradeceu a parceria e afirmou que acredita que novos trabalhos serão efetivados entre as duas instituições.

Segundo a Diretora do campus Várzea Grande, Sandra Maria de Lima, o IFMT e a associação estão fechando uma parceria para realização de um projeto de Educação Ambiental e Coleta Seletiva para correta destinação de resíduos sólidos, o EcoLog, que contará com a atuação dos estudantes do curso técnico de Logística.

Estiveram presentes no evento também: o Pró-Reitor de Ensino, Carlos Câmara; a Diretora de Graduação da PROEN, Marilane Alves; a Diretora de Ensino Médio da PROEN, Maria Anunciatta, o Diretor de Ensino do campus, João Bosco Beraldo, além de servidores do campus e de outras unidades que prestigiaram a atividade.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Administração: 65 3691-8011/12 Dep. Ensino: 65 3691-8009/13/14 Gabinete: 65 3691-8002 Secretaria: 65 3691-8000

Várzea Grande/MT