início do conteúdo

Campus Várzea Grande oferece exames de Papanicolau para comunidade em parceria com PSF Jd. Manaíra

Publicado por: Campus Várzea Grande / 18 de Outubro de 2018 às 16:52

Estamos em outubro, esse é o período que algumas entidades brasileiras definiram simbolicamente como Outubro Rosa para a mobilização e intensificação dos serviços de prevenção à saúde da mulher. Nesse sentido, o Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE em parceria com o PSF Jardim Manaíra, realizará o Dia D para o exame preventivo de colo uterino para toda comunidade (servidoras, alunas e mães de alunos) do campus.

A ação será no dia 24 de outubro a partir das 19h:00 no PSF Jardim Manaíra. Segundo a Assistente Social do campus, Carminha Visquetti, "a maioria das mulheres têm filhos, trabalho, estudos e inúmeras outras atividades que dificultam realizarem o exame, por isso optamos estrategicamente para que a ação ocorra nesse horário".

"Estamos desenvolvendo ações educativas de saúde à família para a conscientização e importância da prevenção. Em setembro tivemos a ação de sensibilização para captação de doadores de sangue e medula óssea, em parceria com o Hemocentro junto aos estudantes. Esse mês o foco é relativo à saúde da mulher e sobre a necessidade do preventivo ao iniciar as atividades sexuais. As pesquisas indicam que muitas mulheres nunca realizam o exame papanicolau ou não fazem com a frequência devida. Nosso grande desafio é a superação de alguns tabus, como por exemplo o constrangimento- que muitas mulheres relatam sentir ao expor sua intimidade ao fazerem o exame, além dos valores culturais que dificultam a mudança de atitude", explicou Carminha.

IMPORTANTE: traga sua carteira do SUS!

Saiba mais: "O exame Papanicolau é um método criado para detectar mudanças nas células do colo do útero e tem como principal meta detectar lesões e diagnosticar doenças logo no início, antes das complicações ou surgimento de câncer de colo de útero[...] O câncer de colo de útero demora muitos anos para se desenvolver e mostrar sintomas e pode ser evitado caso as mulheres realizem o acompanhamento e o exame preventivo". Vejam o texto na íntegra AQUI.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Administração: 65 3691-8011/12 Dep. Ensino: 65 3691-8009/13/14 Gabinete: 65 3691-8002 Secretaria: 65 3691-8000

Várzea Grande/MT