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Estudantes de Gestão Pública participam de palestras online durante RED

Publicado por: Campus Várzea Grande / 11 de Agosto de 2020 às 18:38

Estudantes do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública do IFMT Várzea Grande participaram, de forma remota, de palestras durante o Regime de Ensino Domiciliar, realizado no campus através dos Projetos Integradores. As “visitas” de gestores ao curso já eram programadas anteriormente nos planos de ensino da professora Hellen Caroline O. N. Bucair, para tratar de assuntos vivenciados por eles/elas e, agora, neste contexto de pandemia, são realizadas online e “têm funcionado super bem”.

Durante o Projeto Integrador – PI I, no dia 20 de maio, o Chefe do Departamento Administrativo do IFMT Várzea Grande, Renan Polizei, falou com os alunos do 6º Semestre sobre Elaboração de Editais e Termo de Referência. Essa atividade foi integrada e organizada pelas professoras Hellen e Pamela Rodrigues, e subsidiou uma atividade avaliativa consistente na elaboração de um projeto básico simulado. Segundo Renan, para ele, foi muito satisfatório falar sobre esse assunto que faz parte de suas atividades desenvolvidas no IF há, pelo menos, 8 anos: "poder conversar online com esses alunos, de um assunto que faz parte da minha vida profissional, e poder contribuir com a vida profissional deles, realmente foi muito prazeroso".

No PI III, a advogada Jamile Clara Adamcyk partilhou sobre a posição da mulher como protagonista de políticas públicas com o 2º semestre, no dia 09 de junho. Essa atividade foi integrada e organizada pela professora Hellen, com a participação dos professores convidados Edmir Soares de Sena, Nilmara Meireles Fonseca e Adriano Sales Nascimento. 

Jamille observou que “A ocupação pela mulher dos espaços de decisões voltados às políticas públicas é tema de extrema relevância, se pensarmos no contexto atual vivenciado em que, ainda, há muitas diferenças de tratamentos e olhares; e uma instituição pública de ensino, como o IFMT, trazer para o debater esse tipo de questão torna-se fundamental, já que esse é o caminho para desfazermos os marcadores criados pela própria sociedade ao longo da história”. Além disso, para ela, “a evolução intelectual é fundamental para direcionar novos comportamentos e horizontes em busca de um olhar por todos, respeitando as individualidades de cada um”.

Para Rayane Fernanda da Silva Gomes, assistir essas palestras relacionadas aos assuntos discorridos na ementa do segundo semestre “foi um gerador de oportunidades, pelas ramificações abrangentes de conteúdos que seriam passados em sala de aula”. Sobre a palestra de Jamile, Rayane afirma que “foi de muita importância as trocas de posicionamentos, opiniões e ideias de novas políticas públicas em relação a estrutura de uma sociedade mais igualitária”.

Durante o IV PI, Thiago França, ex-secretário de mobilidade urbana do município de Cuiabá e ex-presidente do  DETRAN/MT, discutindo “A vivência prática do ciclo de políticas públicas sob a ótica do gestor público” com o segundo semestre, no dia 04 de agosto; e a Advogada Dra. Ana Rosa de Arruda Figueiredo, que tratou dos impactos da Covid-19 nos contratos administrativos com o sexto semestre, no dia 05 de agosto. Segundo Hellen, todas as palestras oferecem certificado de atividade extra.

Segundo Thiago França, “percebi na reciprocidade dos alunos um anseio verdadeiro não apenas em participar da construção destas políticas, mas acima de tudo, em serem concretizadores de políticas públicas!”. Além disso, “quero destacar o grande aprendizado que foi falar de políticas públicas de maneira virtual! Confesso que senti falta da sala de aula, como ocorreram em outros momentos em que estive na instituição, mas o comprometimento dos alunos abrilhanta a palestra e encurtaram as distâncias”, afirmou Thiago.

Para o Vereador Felipe Wellaton, que participou do PI III, conversando com o 2º semestre, “O Projeto Integrador é uma oportunidade de falar com alunos de forma prática, trazendo vivências e realidades que estão além do conhecimento dos livros”. “Para mim foi uma experiência de compartilhamento e crescimento da educação colaborativa e é EMOCIONANTE transformar política em Políticas”, explicou Wellaton.

O estudante e tutor do 1º semestre, Robson de Souza Santana Filho, explicou que "A iniciativa de se fazer palestras, convidando um vereador para discussão, abordando os conteúdos programáticos do nosso curso, como a técnica legislativa e o processo legislativo, foi enriquecedora para o aprendizado acadêmico e vai além: reforça o exercício da cidadania e a busca pelo interesse comum”.

Rosenil dos Santos Couto, estudante do sexto semestre de Gestão Pública, relatou que “Nesse contexto de pandemia, onde o distanciamento social se fez necessário para preservar a saúde das pessoas contra o novo coronavírus, e as aulas presenciais não mais puderam ocorrer, as aulas remotas têm sido muito importantes, pois permitiu que o processo de conhecimento não fosse totalmente interrompido”. “O projeto integrador, que foi inserido como instrumento de aplicação dos conteúdos programados para o primeiro semestre de 2020, no início ofereceu algumas dificuldades, mas com a mudança na dinâmica da condução do projeto, incluindo as palestras via google meet, fez toda a diferença no contexto geral do ensino/aprendizado”, explicou Rosenil.

“Essa integração de teoria e prática permite para nós enquanto acadêmicos, um melhor entendimento do que estudamos nos livros. Visualizar na prática tudo aquilo que havíamos estudado na teoria nos permite formar opinião, construir um posicionamento crítico e nos tornam cidadãos mais preparados para contribuir com a sociedade. Apesar de ter sido um recurso utilizado para minimizar os impactos da pandemia no ensino, acredito que este recurso de palestras e encontros remotos deve se somar aos demais disponíveis para a prática de ensino, mesmo no pós pandemia, pois contribui muito para o entendimento dos conteúdos curriculares”, finalizou Rosenil.

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