início do conteúdo

OAB apresentou "Aplicativo Cidadão Fiscal" para estudantes de Gestão Pública

Publicado por: Campus Várzea Grande / 5 de Outubro de 2018 às 16:17

Além ajudar o cidadão conhecer melhor a legislação, o aplicativo permite a fiscalização do processo eleitoral e encaminhar denúncias em tempo real

A Ordem dos Advogados - OAB, Seccional de Várzea Grande, realizou no IFMT Campus Várzea Grande, no dia 02 de outubro de 2018, a palestra com o tema "Aplicativo Cidadão Fiscal" para os(as) discentes do Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública dos 1º, 2º e 3º semestres. O evento teve como objetivo orientar os discentes/cidadãos sobre a existência do aplicativo criado pela OAB, com o intuito da realização de denúncias durante o período eleitoral e tirar dúvida sobre as eleições, com a participação dos(as) advogados(as) Flavia Petersen Moretti, Suelen Cristine Jaroseski e Thiago Coelho.

Para Danilo Augusto Rodrigues da Silva, estudante do 3º semestre, a palestra é de suma importância para que eles possam entender seu papel de cidadão, "porque nós não podemos deixar somente na mão da justiça eleitoral, nós temos que exercer esse papel de cidadão". Durante o evento, "conhecemos também quais são os crimes eleitoriais que geralmente acontecem muito na véspera das eleições e que, com esse aplicativo, nós podemos estar monitorando os candidatos que vierem a cometer crimes, podemos fazer a denúncia", explicou Danilo.

Segundo a Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Giovana Ferreira Mendes, este aplicativo é importante porque é uma forma de exercer a cidadania, "do estudante se colocar na qualidade de cidadão para saber a sua representatividade junto à comunidade, saber de seus direitos, saber que é dever de todos nós fiscalizarmos e isso só traz conhecimento e engrandece o saber dos nossos alunos".

Galeria de Fotos: https://gestaopublica.vgd.ifmt.edu.br/conteudo/galeria/palestra-oab-aplicativo-cidadao-fiscal/

O aplicativo

O aplicativo Cidadão Fiscal é voltado para denúncia eleitoral de propaganda irregular, compra de votos, uso da máquina administrativa, dentre outros. Nele, qualquer cidadão que se deparar com a prática de propaganda eleitoral irregular ou outras formas de corrupção eleitoral poderá registrar o ilícito por meio de fotografia do próprio smartphone e encaminhar a denúncia OAB. O Cidadão Fiscal pode ser baixado gratuitamente nos sistemas Android e IOS neste link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.eleitorfiscal.

Leia mais: OAB-MT divulga aplicativo para fiscalização eleitoral

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Administração: 65 3691-8011/12 Dep. Ensino: 65 3691-8009/13/14 Gabinete: 65 3691-8002 Secretaria: 65 3691-8000

Várzea Grande/MT